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MAIS PROJETOS

Há artigos acadêmicos, resenhas, publicações de redes sociais, planos de comunicação, planos de assessoria de imprensa, cobertura de eventos, textos relacionado à órgãos públicos etc.

Que podem ser acessados aqui!

Projeto | 01

Neste artigo foram utilizadas técnicas de como se destacar no mercado mesmo no momento de crise. Como abordar suas vantagens, para gerar resultados a médio e longo prazo.

Como não ficar para trás no mundo digital

Já se sabe que uma empresa sempre tem que inovar no mercado em que atua. Mas como não ficar para trás no mundo digital e atender as exigências dos clientes que estão na web? Não existe um roteiro único a seguir, o que deixa o tema mais complicado, mas vamos te dar 3 dicas para melhorar seu desempenho na internet.

 

1- Identificar as mudanças: Para atender melhor os seus clientes, você tem que se atentar, identificar e mapear as mudanças que necessita fazer para atender seu público na internet. Seja ela de infra-estrutura comercial ou no mundo digital.

 

2- Posicionamento: Você precisa entender que o foco não será mais na sua empresa/produto e sim no cliente, como ele irá vir até você, como fazer para ele se interessar, para então adquirir a marca. E a partir disso, alinhar estratégias de marketing que revertam em leads e remarketing.

 

3- Recursos: Invista em mkt de conteúdo para canalizar e fidelizar seu clientes. Tenha anúncios patrocinados que cheguem ao seu público de maneira sútil, mas que marque presença, mostre-se referência em resolver o desejo/problema do seu cliente, alinhado com um ótimo atendimento comercial, que também esteja disponível online.

Texto: Luiza Steinert
Arte e Reprodução:
 https://www.infoqplan.com/post/como-n%C3%A3o-ficar-para-tr%C3%A1s-no-mundo-digital

Projeto | 02

Neste artigo foram utilizadas técnicas de como cuidar do seu negócio em um momento de crise.  Dando dicas de como enfrentá-la  aplicando exemplos  de network para continuar sendo lembrado pelo consumidor durante e depois da crise.

Como cuidar do meu negócio em momentos de crise?

A crise econômica provocada pela pandemia do coronavírus tem causado enormes prejuízos à economia global e atingido a saúde das empresas, que se veem diante de uma queda do volume de vendas. Esta pandemia exige medidas de prevenção necessárias para controle da doença, o que acaba gerando impacto na saúde financeira dos pequenos negócios e exige muito controle sobre as finanças. Você empresário já se imaginou fechar o estabelecimento e ir viajar por um um mês?

 

Provavelmente não. E se for forçado a fazer isso da noite pro dia, como está acontecendo agora, como agir? Reunimos algumas medidas que devem ser tomadas para cuidar do seu negócio e para que elimine a possibilidade de fechar as portas e possa seguir em frente com muita persistência e estratégias bem definidas. Confira:

 

Tenha um fluxo de caixa

 

O fluxo de caixa auxilia nesta gestão, pois é possível fazer um planejamento e controle das entradas e desembolsos em um período. Se o saldo for negativo em algum dos períodos futuros, avalie possibilidade de renegociação de prazos ou formas de contribuição de capital de giro, evitando que a empresa não tenha condições de honrar com seus compromissos.

 

Como a tecnologia pode me ajudar neste momento?

Os donos de negócios precisam usar ferramentas digitais para chegar até o público. Uma solução rápida e de baixo custo é investir em anúncios institucionais para fortalecimento da marca nas principais mídias sociais (Instagram e Facebook).Neste momento também é possível aproveitar de ferramentas de uso online, compartilhado e gratuito, com o google hangouts, zoom e skype para dar aulas, palestras, cursos etc.

Você pode vender por raio, nas plataformas Facebook business, Instagram, Google Ads, Waze Ads, etc e configura-se para que o anúncio apareça só para quem pesquisa dentro de um raio definido previamente. A partir de 1km de raio é possível fazer campanhas ótimas e baratas.

 

Delivery e compras por aplicativos

Entre aqueles que estão ― ou se preparam ― para ficarem isolados em casa, aplicativos de delivery de refeições e alimentos têm sido uma opção para evitar idas aos supermercados e restaurantes. Existem diversas ferramentas para trabalhar a venda do seu negócio online, ifood, rappi, uber eats, james, e próprios aplicativos dos restaurantes e lanchonetes. Esta é a hora de pesquisar as vantagens e preços de cada uma delas e ver a qual se encaixa no seu modelo de negócio.

 

Mantenha-se visível para seu cliente em momentos de crise

 A maneira como nos comunicamos na internet é diferente, e por isso, é possível ganhar confiança de seu cliente mesmo em momentos de crise. É necessário que haja empatia com a situação, aceitação de que está acontecendo o problema, e de que podem resolver isso juntos. O cliente precisa do seu produto/serviço e você precisa de vendas. Neste momento, a demanda irá cair bastante, mas é preciso manter-se visível para seu cliente, para que quando ele volte a consumir, ele volte para a sua marca imediatamente.

 

Agora, é o momento de criar estratégias para ser visto pelo seu público mais do que nunca, criar uma promoção, veicular conteúdos nas redes sociais e no Google para um raio específico, fazer entregas através de uma logística básica própria ou de serviços existentes como Rappi e Loggi etc.

 

Canais de atendimento

Você precisa estar presente em todos os canais de atendimento, pois cada pessoa tem o próprio comportamento de compra. Uns preferem ir ao local, outros preferem ligar, outros preferem mensagens, e-mails e você precisa estar preparado para todas as vertentes de atendimento.

Você prefere que os clientes passem em frente e entrem na ponto de venda, é seu modelo de negócio, tudo bem, mas diante a um surto epidemiológico, em que as pessoas devem permanecer em casa, por recomendação de órgãos mundiais de saúde é necessário pensar em novas abordagens para suprir seu cliente.

Medidas oferecidas pelo Governo durante a crise Diante tudo isso como ficam as pequenas empresas, que geralmente dependem da receita mensal para cobrir os custos de manutenção e garantir o pagamento dos salários dos funcionários? Sabemos que esta é uma das maiores preocupações no momento, então separamos algumas medidas que o Governo está propondo para te ajudar a passar por esta crise. Após decretar estado de calamidade pública, o Governo Federal anunciou uma série de medidas, incluindo uma medida provisória (que ainda precisa ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias, ou deixará de valer), que flexibilizam as leis trabalhistas, prorroga o vencimento de tributos e também facilitam o acesso ao crédito.

 

Além disso, outras medidas anunciadas foram a adoção do trabalho home office, a antecipação de férias individuais e concessão de férias coletivas, o aproveitamento e antecipação de feriados. Ligados à economia, foram anunciados a ampliação do uso de banco de horas, a prorrogação do pagamento do Simples e do recolhimento do FGTS, a prorrogação do pagamento de dívidas e acesso a crédito do BNDES e a negociação com fornecedores e revisão de contratos.

 

A informação é a nossa maior aliada nesse cenários de incertezas, seguindo essas orientações, os desafios continuam, mas com certeza sua empresa sairá melhor dessa e novamente lembrando: tudo passa, a crise também irá passar e você precisa estar pronto para colher as oportunidades quando o mercado se restabelecer! 

Texto: Luiza Steinert

Arte e Reprodução:https://www.infoqplan.com/post/como-cuidar-do-meu-negocio-em-momentos-de-crise

Projeto | 03

As pessoas ainda têm muito medo de investir e confiar no marketing digital. Com esse artigo é possível ver as vantagens e a segurança de usar o marketing digital para ter controle do seu negócio. Já que as estatísticas de marketing são as mais confiáveis atualmente. 

O Marketing digital te mostra métricas confiáveis

As métricas de marketing digital podem ser uma mina de ouro para o seu negócio. Elas mostram onde você está errando, no que estão errando e apontam a direção para corrigir os problemas, onde se revelam oportunidades valiosas.Ainda assim, muitos ignoram o imenso potencial da mensuração. Mal sabem eles que medir resultados é mais fácil e eficaz do que imaginam - os números estão, literalmente, a poucos clicks de distância.

E como você espera obter mais resultados se não souber o que pode ser melhorado? É aí que entram as métricas de marketing digital. O primeiro passo para ter mais sucesso, é medir o que está sendo feito hoje. A partir daí, você terá dados sólidos para encontrar possíveis soluções, e identificar oportunidades para otimizar as estratégias já utilizadas.

 

Aqui entram estatísticas, as quais o marketing digital podem mensurar, como número de seguidores em redes sociais e visualizações na fanpage, curtidas, retorno de investimento (ROI), custo por click (CPC), taxa de conversão, custo de aquisição por cliente (CAC) e ticket médio, etc. Tudo através de dados e plataformas consolidadas e confiáveis do mercado do marketing digital.

Texto: Luiza Steinert

Arte e Reprodução: https://www.infoqplan.com/post/o-marketing-digital-te-mostra-m%C3%A9tricas-confi%C3%A1veis

Projeto | 04

O setor de beleza é um dos que mais geram capital em termos de negócios. Neste artigo trouxe um pouco mais sobre a técnica Perfect Lippen que vem aumentando consideravelmente a sua procura no segmento de procedimentos estéticos. 

Pensando em fazer Perfect Lippen? Tiramos todas suas dúvidas! 
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O perfect lippen é a micropigmentação dos lábios, um dos tratamentos mais comuns buscado pelas pessoas que recorrem à maquiagem semipermanente para embelezar os traços faciais de seu rosto, e tendo também a função de aumentar o volume dos lábios por um efeito visual.
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Os benefícios da micropigmentação labial são muitos. Além de trazer aos lábios aquela cor desejada, é possível corrigir assimetrias e ajustar em proporção o lábio superior e inferior.
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No perfect lippen, utilizam-se tonalidades de acordo com o tom de pele e lábios da cliente para que o efeito seja semelhante ao do batom. No procedimento, o pigmento é escolhido pensando no efeito desejado, e pode ser aplicado no contorno da boca e também na região de dentro dos lábios.
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Mas o perfect lippen dói? Por ser um procedimento pouquíssimo invasivo costuma não ser muito dolorido. Ainda que se possa aplicar creme anestésico na região, é normal sentir um leve desconforto antes e depois do procedimento.
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Nosso cuidado com cada cliente é uma experiência única. Fale Conosco! http://bit.ly/2vPeeNU 💬

Texto: Luiza Steinert

Arte e Reprodução: https://www.facebook.com/sobrancelhasdeboracavichioli/photos/a.248033518882499/1110187969333712/?type=3&theater

Projeto | 05

O setor de decoração sempre está em alta. Os produtos artesanais vem ganhando cada vez mais espaço e confiança diante ao público. Neste artigo trouxe algumas ideias de decoração, de acordo com os produtos realizados pelo cliente. 

Ideias para decoração
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Na hora de decorar uma mesa, seja ela para um casamento, uma festa ou um evento, uma opção barata e prática é fazer o enfeite de mesa com garrafa,reaproveitando o item. Assim contribuindo para o meio ambiente reciclado o material.
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O enfeite de mesa com garrafa de cerveja, mesmo sendo barato resulta em uma decoração incrível, ainda mais se você caprichar nos detalhes. Decore a sua garrafa de cerveja ou a sua garrafa de refrigerante de vidro com o material que quiser, usando a técnica artesanal que desejar para enfeitar peças lindas e inesquecíveis, que deixarão seus convidados impressionados.
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Você pode decorar garrafa de vidro com linha, com pintura, decorar com colagens, pintando com tinta de artesanato ou ainda com tinta spray, etc. Você pode emprestar a sua personalidade na hora da decoração, para que tudo fique do seu jeitinho.
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Decore sua casa de forma sustentável! Encomende a sua garrafa conosco!
 
Texto: Luiza Steinert

Arte e Reprodução: https://www.facebook.com/104699274355891/photos/a.104732647685887/109815113844307/?type=3&theater

Projeto | 06

O setor imobiliário vem crescendo cada vez mais. E a procura por alternativas de compras mais baratas junto a qualidade de vida para família são requisitos indispensáveis na hora da compra. Neste artigo, trouxe as vantagens em comprar e construir em lotes dentro de bairros planejados, para que haja mais conforto e economia na hora de escolher onde morar. 

 

Por que escolher construir em um bairro planejado
A ideia dos bairros planejados é oferecer uma opção de moradia com toda a infraestrutura já feita e pensada para aquele número de pessoas
 
Uma das escolhas mais importantes da vida é sobre onde morar, e para isso é preciso contar com parceiros de confiança e com objetivos alinhados aos seus. Bairros planejados têm mais natureza, menos trânsito e um urbanismo focado na qualidade de vida do morador.
Bairros planejados são espaços urbanos construídos a partir de projetos que detalham os aspectos urbanísticos, desenho das ruas, espaços para comércio, entre outros detalhes. Além disso, eles não têm problemas de crescimento desordenado. Eles são pensados do zero e diferem bastante dos bairros tradicionais das cidades.
 
Podem ser desenvolvidos por agentes públicos, como prefeituras, ou por empresas do setor imobiliário. É possível encontrar mercados, farmácias e opções de lazer dentro desses espaços.
As redes de água e esgoto, eletricidade, gás e comunicação são feitas para suprir a capacidade total de moradores. Como são desenhados por arquitetos e engenheiros, os bairros planejados têm paisagismo e projetos pensados e organizados.
 
Qual a diferença entre o bairro planejado e os tradicionais?
 
Nos bairros tradicionais há uma tendência em terceirizar a responsabilidade de cuidado da região para a prefeitura e a relação dos moradores com o lugar costuma ser menos íntima.
 
Já no planejado, com foco em qualidade de vida, são construídas ciclovias, praças, parques, quadras de esportes etc. Um grande problema dos bairros tradicionais, mas que não se repetem em bairros planejados, é o crescimento desordenado.
 
Como ele extrapola a capacidade de a infraestrutura oferecer o básico, diversos problemas começam a aparecer, como falta d’água, trânsito e poluição. Isso não acontece nos bairros planejados porque há limites para as construções e estudos técnicos que checam a viabilidade de qualquer expansão.
Texto: Luiza Steinert
Arte e Reprodução: https://www.vilabellaresidencial.com.br/post/por-que-escolher-construir-em-um-bairro-planejado-capao-bonito
Projeto | 07

O setor de saúde vem investindo cada vez mais nas redes sociais. Com o intuito de informar e educar o público sobre os exames preventivos. Neste artigo, trouxe a importância do exame preventivo do câncer de mama e novas tecnologias do setor de equipamentos para o exame. 

Dia nacional da mamografia
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A mamografia é um raio-x das mamas. O exame ajuda a detectar lesões milimétricas que, pelo exame físico de palpação, não são facilmente identificadas. Ela é indispensável para se chegar a um diagnóstico precoce de câncer de mama. Lembrando que ultrassonografia não substitui a mamografia.
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A data, comemorada em 5 de fevereiro, tem como objetivo chamar a atenção para a importância do exame na detecção de alterações nas mamas e foi instituída pela Lei nº 11.695/2.008. Diagnosticar de forma precoce o câncer de mama é a melhor forma de aumentar as chances de cura.
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A recomendação da Sociedade Brasileira de Mastologia é que as mulheres comecem a realizar o exame de mamografia anualmente a partir dos 40 anos de idade. Para mulheres que estão no grupo de risco, a idade deve ser a partir dos 35 anos. A probabilidade de se ter sucesso no tratamento, quando o câncer de mama é identificado precocemente, supera os 90%.

 

Texto: Luiza Steinert

Arte e Reprodução: https://www.facebook.com/profemmediagnosticos/photos/a.177838288991630/2508188982623204/?type=3&theater

Projeto | 08

Prazos pré-definidos no atendimento ao cliente é importante para que seja possível ter uma gestão planejada e de qualidade. Este texto traz a importância de ter uma SLA para o suporte da empresa.

Excelência no atendimento através de política de SLA

O termo em inglês Service Level Agreement, se refere ao tempo de entrega de serviços. Em português, a sigla correspondente é ANS, que quer dizer Acordo de Nível de Serviço. Um Contrato de nível de serviço, ou SLA, é uma medida de comum acordo sobre os tempos de reação e de resolução que a equipe de suporte oferece aos clientes.

 

Basicamente, o SLA é um documento que formaliza os termos referente ao serviços realizados entre as duas partes envolvidas, a empresa contratada e o contratante. Implementando as soluções adequadas ao perfil do negócio, a empresa pode criar um ambiente de trabalho mais inteligente, dinâmico e ágil. O que se pode observar é otimização do tempo dentro da empresa e melhores resultados conforme uso dessa política.

 

De maneira geral, o SLA é importante porque traz transparência ao serviço que está sendo oferecido. O objetivo deste documento, é criar uma boa comunicação entre a empresa e o cliente, assegurar as expectativas corretas sobre o serviço e garantir, também, a existência de metas mensuráveis.

 

As métricas, orientações e multas estarão previamente definidas de uma forma clara e objetiva, dando a todos os profissionais as bases para um planejamento de alta qualidade. A principal finalidade do contrato de SLA é garantir a produtividade do serviço prestado, bem como conferir transparência à relação e fomentar a credibilidade entre os contratantes.

 

Outra vantagem de contar com um SLA nas entregas, diz respeito à análise de resultados e reparação de erros. Isso porque, ter registrado tudo aquilo que foi prometido e o que foi ou não cumprido ajuda a mensuração do desempenho e pode indicar para onde a empresa precisa direcionar seus esforços para melhorar o nível de serviço.

 

Além da importância de ter prazos pré-definidos no atendimento ao cliente, para que seja possível a empresa ter uma gestão planejada e de qualidade. Aqui na infoqplan, trabalhamos com todas as tarefas controladas com base na política SLA para atender melhor o cliente e suprir suas necessidades, sem deixar o planejamento e qualidade de conteúdo de lado.

 

É importante que esse modelo seja seguido, pois é ela que assegura a qualidade e agilidade no nosso processo de atendimento e produção das estratégias e materiais. Prezamos pela qualidade de entrega e prazo, para que a confiança e transparência continuem sendo o carro chefe de nosso trabalho.

Texto: Luiza Steinert
Reprodução: https://www.infoqplan.com/post/excel%C3%AAncia-no-atendimento-atrav%C3%A9s-de-pol%C3%ADtica-de-sla

Projeto | 09

O ser humano nunca dependeu tanto da tecnologia para sobreviver e, com isso, podemos afirmar que esse é o momento do digital

A transformação digital é urgente

 

Atualmente muito tem se falado sobre transformação digital. Diversos conteúdos são disponibilizados na internet, cada dia mais, apresentando maneiras de como passar por essa revolução. A aceleração digital foi posta a prova e, em tempo recorde, assumiu a frente de diferentes negócios que precisaram se reinventar para conter os efeitos da crise.

 

Para compreender a real necessidade de se passar por uma transformação digital é preciso entender, de fato, o que ela representa. A transformação digital não é o simples fato de agregar novos recursos tecnológicos em sua organização, ela significa o processo de usar a tecnologia para melhorar o desempenho da sua empresa.

 

Trata-se de uma revolução no comportamento e mentalidade das empresas. Ou seja, não é apenas uma transformação estrutural, mas também cultural. O ser humano nunca dependeu tanto do digital para sobreviver e, com isso, podemos afirmar que esse é o momento do digital.

 

A transformação digital é uma nova maneira de encarar a tecnologia. Mas apesar de ser uma transformação “digital”, ela não é só baseada em princípios tecnológicos. Veja a lista de alguns pilares que são fundamentais para que essa transformação aconteça em sua empresa, confira:

  • Foco no cliente e consumidor;

  • Cultura de feedbacks constantes;

  • Capacidade de adaptação frequente;

  • Adoção de metodologias ágeis;

  • E claro, mindset digital.

 

É importante ressaltar o fato de que, a partir do momento que organizamos a informação por meios digitais, conseguimos extrair inteligência, fazer análises, identificar dados e otimizar processos.

 

É isso que torna a transformação digital tão urgente: criar boas e relevantes experiências ao interagir com a empresa, produtos e serviços. O próximo passo é que a sua empresa, além de procurar inovação da tecnologia, deve implementar inteligência digital nos seus processos de negócios. Acredite, qualquer tamanho de negócio pode se beneficiar das maravilhas que a transformação digital trouxe para a vida das pessoas.

 

O desejo de todas as empresas é conseguir vender mais e com menor custo. Para isso, é cada vez mais importante acompanhar o comportamento dos clientes e adaptar as estratégias de acordo com o momento. E neste momento todos estão anunciando ou procurando produtos na internet.

 

Atualmente temos uma geração de dados nunca visto antes. A utilização de soluções como o Analytics é fundamental para fazer análise da base de informações, gerar previsões e insights para aumentar vendas, conquistar e reter clientes. Além de tomar decisões mais assertivas baseadas em dados.

 

Boas fontes de dados irão te ajudar a entender melhor os resultados que a sua empresa está conseguindo verdadeiramente alcançar. Utilize os dados a seu favor, focando na melhoria do desempenho de seus processos e na tomada de decisão mais assertiva, que seja sempre orientada por métricas e dados.

Texto: Luiza Steinert
Reprodução: https://www.infoqplan.com/blog

Projeto | 10

Uma das mudanças mais importantes é que a nova lei prevê o consentimento expresso dos clientes para o uso das informações pessoais

LGPD - Como pode impactar na estratégia de marketing de sua empresa?

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) é uma legislação que tem o objetivo de proteger a liberdade e a privacidade de consumidores e cidadãos. Ela cria regras claras sobre como as organizações devem coletar, armazenar e compartilhar as informações dos usuários.

 

A nova regra determina que as pessoas passem a ter maior controle sobre todo o processamento de seus dados pessoais. Seu maior objetivo é garantir a segurança das informações pessoais dos usuários, regulamentando como as empresas lidam com esses dados.

 

Esses dados podem ser números de documentos como RG, CPF, PIS, endereço, ou aqueles considerados “sensíveis” pela LGPD. Lembrando que essas características são coletadas de diversas maneiras hoje em dia, como em apps de celulares que pedem acesso às informações de usuários .

 

Devido ao aumento dos casos de vazamento de dados e ataques de hackers, nos últimos anos fez com que empresas e a sociedade se preocupassem em criar métodos para evitar a invasão de privacidade.

 

Uma das mudanças mais importantes é que a nova lei prevê o consentimento expresso dos clientes para o uso das informações pessoais. Isso significa que as empresas precisarão deixar claro para que as informações serão utilizadas.

 

Normalmente, os formulários nas páginas de Internet e avisos eletrônicos de empresas públicas e privadas perguntam sobre o consentimento dos usuários. A diferença, é que agora os termos deverão ser mais transparentes. Além de que fica vetado o uso dos dados para outras finalidades que não sejam as que foram acordadas e o armazenamento de informações das quais as empresas não possa comprovar a necessidade.

 

Ela garante aos clientes o direito de responsabilizar as empresas caso seus dados sejam roubados por terceiros. Quem descumprir a lei pode ser multado em R$ 50 milhões por infração ou em até 2% do faturamento. A fiscalização das normas será feita pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), um órgão federal criado em 2019.

 

Área de marketing e captação de leads

 

No método de Inbound Marketing onde os resultados são pautados pelas preferências e dados dos clientes, a lei só vem para ajudar e reforçar a transparência de dados. A aplicação da metodologia de Inbound Marketing, se feita corretamente e em atenção às regras de transparência, minimização do uso de dados e o consentimento explícito, permitirá a coleta de informações do consumidor e da empresa de forma legal e efetiva.

 

O marketing de atração busca alinhar o conteúdo produzido com os interesses do consumidor para, de forma natural e espontânea, atrair e conquistar a permissão de se comunicar com seu potencial cliente. A geração de leads por meio de campanhas de Inbound Marketing ainda será possível e amplamente utilizada.

 

Legitimação dos dados obtidos

 

Consentimento - É imprescindível obter o seu consentimento explícito para que os consumidores optem ativamente por engajar ou não. A lei esclarece que serão nulas as autorizações genéricas para o tratamento de dados pessoais. É possível fornecer uma chamada para a ação que solicita que um usuário forneça o consentimento informado – como um checkbox sem pré-marcação.

 

Outra solução é apostar na utilização dos campos de formulário como uma opção para segmentação por interesse. A oportunidade está no fato de que, ao invés de uma simples opção de “sim ou não”, pode-se fornecer uma variedade de opções para que os leads possam indicar quais informações eles desejam receber de você.

 

Especifique as necessidades - A LGPD traz, como um de seus pilares, o princípio da necessidade. Os dados devem ser utilizados para a realização das suas finalidades, com abrangência dos dados pertinentes, proporcionais e não excessivos em relação às finalidades do tratamento de dados.

 

Responsabilidade de dados

 

Três importantes figuras foram introduzidas na legislação brasileira pela LGPD: o Controlador, Operador e Encarregado. A compreensão do papel de cada um, tal como as suas atribuições legais, é essencial para a compreensão da nossa nova legislação.

 

A lei determina que controlador e operador são solidariamente responsáveis no caso de dano ao titular dos direitos, ou seja a responsabilização é partilhada igualmente entre as partes.

 

Controlador - A quem compete as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais. A empresa que demanda o tratamento, podendo ela mesma realizá-lo ou contratar um operador. Cabe a ele realizar o tratamento de acordo com os princípios ou orientar corretamente o operador, para que este realize um tratamento lícito. Ele responde pelos danos patrimoniais, morais, individuais ou coletivos, tal como violações à legislação.

 

Operador - O operador deve seguir as diretrizes trazidas pelo controlador e tratar os dados de acordo com as políticas de privacidade referentes e ao ordenamento jurídico. Ele ainda responde pelos danos patrimoniais, morais, individuais ou coletivos, tal como violações à legislação.

 

Encarregado - Pessoa indicada pelo controlador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados, e que tem como responsabilidade legal estabelecer comunicação com os titulares e autoridade nacional, esclarecimentos, providências, orientações internas. O encarregado deve ser indicado pelo controlador, não havendo previsão expressa de indicação por parte do operador.

Ainda que o encarregado seja uma figura que ganhou lugar na nova lei, é importante lembrar: em momento algum há previsão sobre esta figura responder legalmente por danos. Entende-se, portanto, que cabe ao controlador a sua fiscalização, que pode ser seu funcionário ou prestador de serviços por meio contratual.

Texto: Luiza Steinert
Reprodução: https://www.infoqplan.com/post/lpdg-como-pode-impactar-na-estrategia-de-marketing-de-sua-empresa

Projeto | 11

Soluções são viabilizadas com maior segurança e controle junto a tecnologias de aplicativos, o que opera a favor da produtividade

Produtividade através das tecnologias

A evolução tecnológica tornou-se os processo muito mais dinâmicos e eficientes. É notável que a integração de ferramentas modernas à execução do trabalho torna o dia a dia mais simples e produtivo, seja qual for o ramo de atuação. A tecnologia, quando utilizada adequadamente, favorece a melhoria na qualidade da comunicação da equipe, simplificando e tornando o contato muito mais rápido e eficiente.

 

Uma das grandes explicações de como as inovações tecnológicas causam impacto na produtividade profissional é a comunicação integrada. Isto significa que os aplicativos, redes sociais e dispositivos de interação possibilitam um diálogo rápido, fácil e contínuo entre todas as áreas da empresa.

 

Por isso procuramos investir em tecnologia e avaliar a importância dela para aumentar a produtividade no trabalho. Conheça algumas das ferramentas que usamos na Infoqplan para melhorar o planejamento e atendimento ao cliente:

 

✅ Google Suite - É um serviço do Google que oferece versões de vários produtos Google que podem ser personalizados de forma independente com o nome de domínio do cliente. Ele oferece vários aplicativos da web com recursos similares aos de pacotes de escritório tradicionais, inclusive Gmail, Hangouts, Google Agenda, Drive, Docs, Planilhas.

 

✅ Monday.com - É um sistema operacional de trabalho que permite que as organizações criem funções personalizadas de fluxo de trabalho para executar projetos. Podendo trabalhar de uma maneira que se adequa às nossas necessidades e mantém as equipes alinhadas.Este aplicativo dá a visibilidade que precisamos para termos todos os setores na mesma página para acompanhar todos os processos em andamento.

 

✅ Pipedrive - É uma plataforma de CRM criada para facilitar a gestão de vendas de empresas em crescimento. Com o armazenamento dos dados dos clientes, todo o processo de vendas pode ser analisado, centralizando informações essenciais para o planejamento estratégico dos setores comerciais.

 

✅ Slack - Ele oferece muitos recursos, incluindo salas de bate-papo organizadas por tópico, grupos privados e mensagens diretas. O compartilhamento da informação é um dos pontos principais para melhoria da comunicação em uma empresa. Ser transparente com os dados, compartilhar projetos e processos decisórios, por exemplo, faz com que seu time fique mais integrado e melhore o desenvolvimento do seu projeto. Apesar de relativamente nova, a ferramenta possui como clientes empresas de todos os tipos, desde startups como o AirBnb, passando por times de desenvolvimento da NASA e do Departamento de Estado norte-americano.

 

✅ WhatsApp Corporativo - Também conhecido como WhatsApp Business ou Empresarial, é um aplicativo gratuito voltado para empresas com o objetivo de melhorar a conexão delas com os clientes. Cada empresa tem um perfil próprio, com informações relevantes ao usuário, como horário de funcionamento, endereço, serviços oferecidos. A ideia é facilitar a comunicação entre as duas partes, além de torná-la mais segura, uma vez que o cliente terá certeza de que está interagindo com um perfil profissional.

 

✅ MySuite - Esta é a nossa famosa Central do Cliente. É uma solução que permite agilizar a comunicação interna e externa da sua empresa, organizando o capital intelectual, padronizando tarefas e melhorando processos internos de forma inovadora. A solução contribui para o aperfeiçoamento do desempenho organizacional e para o aumento da produtividade, proporcionando ainda um aumento considerável na qualidade de todos os processos de comunicação dentro da empresa.

Texto: Luiza Steinert
Reprodução: https://www.infoqplan.com/post/produtividade-atrav%C3%A9s-da-tecnologias

Projeto | 12

Entendemos que pode ser difícil pensar em investir quando o que mais se quer é sobreviver a crise. Mas o Marketing pode ser justamente o que vai salvar a sua empresa.

Agora é hora de falarmos sobre Marketing Digital em tempo de crise

Afinal, quando a economia está favorável, às empresas não abrem mão de investir parte de seus capitais neste setor, porém quando iniciam-se rumores sobre crises ou até a queda de faturamento, muitas organizações simplesmente deixam de investir em marketing, o que é um grande erro.

 

E sabe por que? Simples, o Marketing é o responsável por estabelecer o posicionamento de mercado da sua empresa e a forma como ela é vista pelos seus clientes. É o Marketing que dirige a sua empresa para satisfazer as necessidades e os desejos desses clientes, afinal, são eles quem irão comprar seus produtos ou soluções.

 

Entendemos que pode ser difícil pensar em investir quando o que mais se quer é sobreviver a crise. Mas o Marketing pode ser justamente o que vai salvar a sua empresa. Então é hora de descobrir: vale a pena investir em marketing em tempos de crise?

 

Uma estratégia de marketing digital bem construída é capaz de manter a sua empresa em evidência no mercado, o que é muito importante para a conquista de novos clientes. Investindo em SEO e em links patrocinados, por exemplo, você garante que sua empresa apareça nos resultados de busca do Google sempre que um possível cliente procurar por seus produtos ou serviços.

 

Portanto, quando você deixa de investir em marketing digital, você está permitindo que seus clientes sejam alcançados por seu concorrente – simplesmente porque sua empresa decidiu cortar este investimento durante a crise.

 

Se você deseja deixar sua empresa em evidência no mercado ou mesmo investir em uma estratégia capaz de gerar um melhor retorno sobre o investimento, tenha certeza que o marketing digital é a opção certa.

Texto: Luiza Steinert
Reprodução: https://www.infoqplan.com/post/agora-e-hora-de-falarmos-sobre-marketing-digital-em-tempo-de-crise

Projeto | 13

Algumas dessas ideias podem ser lapidadas em soluções originais e criativas para um problema

Como fazer um Brainstorming produtivo?

Pra quem ainda não conhece, essa técnica baseia-se em estimular o surgimento de soluções criativas. Em português, a “tempestade de ideias”, é feita em uma reunião com a equipe da agência e permite o compartilhamento de ideias, soluções e insights valiosos para a empresa.

É fundamental que o brainstorming envolva um número elevado de participantes, de preferência reunindo pessoas ativas na empresa, mas que tragam perspectivas diferentes. Essa pluralidade de ideias é o pilar da técnica.

 

No entanto, algumas dessas ideias podem ser lapidadas em soluções originais e criativas para um problema, enquanto outros podem surgir com mais pensamentos imaginativos. Isso ajuda os colaboradores a se soltarem, ao se “mexer” para fora de seus modos normais de pensar.

 

Portanto, organizar uma dinâmica de grupo nesses moldes serve para possibilitar a aceleração do processo criativo. No fim das contas, o filtro imposto ao término da reunião elimina ideias que, não fosse o desenvolvimento do brainstorming, poderiam soar como mais relevantes do que realmente são.

 

Podemos dizer que a principal, ou mais comum, aplicação do brainstorming é na elaboração de campanhas de marketing. Seja para fins de branding, seja para elaborar o lançamento de um produto, a técnica dá um ar mais original aos esforços da marca para se comunicar com o grande público.

Texto: Luiza Steinert
Reprodução: https://www.infoqplan.com/post/como-fazer-um-brainstorming-produtivo

Projeto | 14

O planejamento a médio prazo tem como principal característica ajudar na adaptação e nas mudanças de cenário

Planejamento a médio prazo: Como e quando fazer?

Existem várias situações nas quais o planejamento a médio prazo é adequado. Nos negócios, particularmente, o planejamento a médio prazo tem características específicas que o tornam mais ou menos adequado para determinados momentos. No caso, ele tende a endereçar soluções um pouco mais duradouras do que aquelas que oferecemos no planejamento de curto prazo.

Mas quando o planejamento a médio prazo é adequado para as equipes de marketing?

O planejamento a médio prazo é, consequentemente, uma forma de adequar lentamente uma estratégia até que se possam colher os frutos esperados. O momento ideal para fazê-lo é quando o seu plano de negócios começa a considerar o futuro. Afinal, sua estratégia de divulgação e aquisição de clientes precisa sempre estar atrelada a ele.

Se o longo prazo é olhar para o futuro e o curto prazo endereçar problemas do presente, o que o médio prazo solucioná de fato? Sempre que um negócio enumera as suas prioridades ele tende a se concentrar nos dois primeiros, esquecendo da importância do último.

 

O planejamento a médio prazo tem como principal característica ajudar na adaptação e nas mudanças de cenário. Melhorar a sua estratégia de conteúdo no médio prazo pode ser a sua tarefa mais desafiadora. Principalmente porque exige considerar propósito, paciência e disciplina.

Lembre-se que o planejamento a médio prazo sempre considera iniciativas que deram certo a curto prazo. E, ao mesmo tempo, se prepara para contemplar e atingir as metas de longo prazo.

Texto: Luiza Steinert

Reprodução: https://www.infoqplan.com/post/planejamento-a-m%C3%A9dio-prazo-como-e-quando-fazer

Projeto | 15

Você sabe o que é um plano de marketing? Não? Então, neste conteúdo você vai entender para quê ele funciona e por qual motivo deve colocá-lo em prática!

Como atrair clientes em tempos de crise

Num momento de crise, o consumidor muda o seu comportamento. Com a inflação mais alta e a renda apertada, ele vai pensar duas vezes antes de colocar a mão no bolso por uma compra. Mas isso não quer dizer que as vendas do seu negócio precisam ficar no negativo, certo?

 

Um momento como esse exige que o empreendedor tenha uma postura realista, mas sem pessimismo. Veja a seguir algumas dicas para garantir suas vendas mesmo na crise:

 

Reforce o bom atendimento

 

Num momento em que o cliente está mais criterioso com as suas compras, é hora de reforçar com sua equipe de vendas a necessidade de tratar bem esse consumidor. O atendimento/comercial da sua empresa precisa ser cordial, ter empatia e propor alternativas para que seu cliente ainda faça a compra neste momento.

 

Procure os clientes que você já tem

 

Na crise, é importante que o empreendedor economize ao máximo. Por isso, foque primeiro em atrair os clientes que você já tem. Ao olhar para esses clientes já ativos, busque saber com que frequência eles se relacionam com a sua empresa e tente identificar formas de aumentar essa frequência.

 

Invista no relacionamento duradouro

 

Agora que você já identificou esse seu cliente, reforce o seu relacionamento com ele. Ou seja: garanta que ele volte ao seu negócio. Agora é o momento de fidelizar seu cliente e oferecer diversas propostas que possam atraí-lo além de garantir que sempre será lembrado por ele depois que a crise passar.

 

Ofereça soluções e valorize seu produto

 

Você precisa oferecer soluções, como entregas pelos correios, delivery etc. Por exemplo, se você vende joias, não deve desanimar só porque as pessoas estão gastando menos. Deve buscar valorizar suas qualidades. Pode focar no fato de ser um presente duradouro, que terá uma vida útil maior que uma peça de roupa, e pode ser comprada a qualquer momento e ser guardada para uma posterior entrega do presente.

 

Não descuide do marketing

 

Com menos dinheiro em caixa, é comum que as empresas deixem de lado ações de marketing e comunicação com cliente, afinal é preciso economizar. Porém, uma decisão como essa pode ser fatal para o seu negócio. Com o marketing ainda é possível ver uma luz, para que sua empresa não caia no esquecimento durante a crise. Confira neste artigo os benefícios de investir em marketing em tempos de crise.

 

Avalie seu custo-benefício

 

Verifique o que seu concorrente está oferecendo e faça uma avaliação do custo-benefício do seu produto. Você não precisa ser o mais barato do mercado, mas deve ter motivos convincentes para o cliente optar por você.

 

Agora pode ser o momento de sair na frente do seu concorrente na internet, pois quando toda essa crise passar, você ainda será o mais lembrado do seu segmento, por ter ficado “online” com seus produtos e conteúdos.
 

Texto: Luiza Steinert
Reprodução: https://www.infoqplan.com/post/como-atrair-clientes-em-tempos-de-crise

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